Pela primeira vez na história da revista Química Nova na Escola foram lançados 4 exemplares em um ano. A partir de agora a revista não será mais semestral e sim, trimestral. Um ganho para a área e um indício que o número de pesquisas tem aumentado bastante.
Além dessa novidade, a revista também lançou seu novo sistema de submissão de manuscritos totalmente online e lançará em breve os Programas de TV da QNEsc online.
A partir de agora, sempre que a revista lançar um exemplar, colocarei o índice aqui. É uma forma de aumentar o acesso de todos a esta revista tão importante para o Ensino de Química, que tem se desenvolvido muito ao longo desses 18 anos de história.
Além dessa novidade, a revista também lançou seu novo sistema de submissão de manuscritos totalmente online e lançará em breve os Programas de TV da QNEsc online.
A partir de agora, sempre que a revista lançar um exemplar, colocarei o índice aqui. É uma forma de aumentar o acesso de todos a esta revista tão importante para o Ensino de Química, que tem se desenvolvido muito ao longo desses 18 anos de história.
QNEsc # 27 - Fevereiro/2008

- Ensino das Ciências: perspectivas ibero-americanas
- Avaliação das competências de pensamento científico
- Fazendo Educação em Ciências em um curso de Pedagogia com inclusão de saberes populares no currículo
- Analogias no ensino do equilíbrio químico
- Formação de professores de Química: concepções e proposições
- Formação contínua de professores para uma orientação CTS do ensino de Química: um estudo de caso
- Consensos sobre a natureza da Ciência: a Ciência e a tecnologia na sociedade
- Aspectos macro e microscópicos do conceito de equilíbrio químico e de sua abordagem em sala de aula
- Experimentando Química com segurança
QNEsc # 28 - Maio/2008

- Biodiesel: possibilidades e desafios
- Biocombustível, o mito do combustível limpo
- A questão do mercúrio em lâmpadas fluorescentes
- Fundamentos e aplicações da flotação como técnica de separação de misturas
- O conceito de hibridização
- A música e o ensino de Química
- Modelagem e o "fazer Ciência"
- Abordando soluções em sala de aula: uma experiência de ensino a partir das ideias dos alunos
- Catalisando a hidrólise da uréia em urina
- Estudo da atividade proteolítica de enzimas presentes em frutos
QNEsc # 29 - Agosto/2008

- Questões tecnológicas permeando o ensino de Química: o caso dos trangênicos
- Carboidratos: estrutura, propriedades e funções
- A pedagogia de projetos no ensino de Química - O caminho das água na região metropolitana do Recife: dos manaciais ao reaproveitamento dos esgotos
- Uma abordagem problematizadora para o ensino de interações moleculares e conceitos afins
- Ensinar Ciências por investigação: um desafio para os formadores
- O conhecimento químico e a questão ambiental na formação docente
- Análise de pigmentos de pimentões por Cromatografia em papel
- Resíduos e rejeitos de aulas experimentais: o que fazer?
- Entalpia de decomposição do peróxido de hidrogênio: uma experiência simples de calorimetria com material de baixo custo e fácil aquisição
- Visualização prática da Química envolvida nas cores e sua relação com a estrutura dos corantes
QNEsc # 30 - Novembro/2008

- Saberes populares e ensino de Ciências: possibilidades para um trabalho interdisciplinar
- Blogs: a aplicação na educação em Química
- Michael Faraday e a história química de uma vela: um estudo de caso sobre a didática da Ciência
- Um Prêmio Nobel por uma proteína brilhante
- Ressignificando a formação de professores de Química para a educação especial e inclusiva: uma história de parcerias
- Experimentação problematizadora: fundamentos teóricos e práticos para a aplicação em salas de aula de Ciências
- Diário de aula coletivo em Estágio da licenciatura em Química: dilemas e seus enfrentamentos
- Currúculo e formação profissional: cenas do cotidiano de um instituto de pesquisa
- Reflexões sobre o que se ensina e o que se aprende sobre densidade a partir da escolarização
- Escurecimento e limpeza de objetos de prata - Um experimento simples e de fácil execução envolvendo reações de oxidação-redução
- A efervescente reação entre dois oxidantes de uso doméstico e a sua análise química por medição de espuma
- Variação de pH em água mineral gaseificada
Um comentário:
Olá Alcione! Que bom que teve bons resultados com a EcoFont! Se puder, escreva sobre seus testes! :)
Abraço
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