1 de fevereiro de 2016

Documentário: Quando sinto que já sei

https://www.youtube.com/watch?v=HX6P6P3x1Qg


Indo em busca de práticas inovadoras no ensino, de novos modelos de escola, encontrei este documentário, que mostra diversos projetos pelo Brasil.

"Quando sinto que já sei" foi desenvolvido com o intuito de mostrar exemplos bem-sucedidos de escolas que saíram do modelo tradicional e buscaram uma nova relação entre professores, alunos, instituição e conhecimento. O documentário foi custeado através de financiamento coletivo e pode ser assistido na íntegra no YouTube, clicando aqui. Ou você pode assistir diretamente aqui no blog. Veja abaixo:


30 de janeiro de 2016

Roteiros de experimentos



Muitas vezes estamos por aí, em busca de experimentos para aulas ou outros fins e não sabemos onde buscar, não é?

Queria dar a dica do site de um programa de extensão do qual faço parte, o LADIQ (Laboratório de Divulgação Química do Sudoeste da Bahia). Realizamos apresentações tanto no nosso laboratório, quando em escolas e outros locais, com o intuito de dar maior visibilidade à Química e desmistificar esta ciência tão maltratada pela mídia. Também buscamos auxiliar no ensino desta ciência, buscando alternativas às aulas estritamente teóricas.

No nosso site, temos uma seção dedicada aos experimentos que realizamos. Você pode acessar o roteiro de cada experimento clicando aqui. Todos eles já foram realizados por nós, portanto são testados e têm resultados garantidos.

Espero que esta dica lhe seja útil.


23 de janeiro de 2016

Tecnologias no Ensino de Química

educação-ciência

Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente


 
Autor: Bruno Silva Leite 

Editora: Appris 

Informações: O uso das Tecnologias no Ensino, tema bastante atual no Ensino Superior no Brasil, é tratado nesta obra por meio da abordagem de aspectos teóricos e suas possíveis aplicações, sendo desenvolvido com o intuito de auxiliar na formação inicial e continuada de professores, em especial na utilização de Recursos Didáticos Digitais no Ensino, e como eles podem fazer uso desses recursos em sua prática docente. Os capítulos trazem discussões e algumas aplicações das TICs no Ensino de Química, exemplos práticos realizados por diversos pesquisadores no Brasil. É um Livro-texto para disciplinas voltadas para o uso das Tecnologias no Ensino de Ciências, em especial nos cursos de Licenciatura em Química no Brasil. A obra pode ser utilizada também em outras disciplinas, como Instrumentação para o Ensino, Práticas Pedagógicas no Ensino, Recursos Didáticos, entre outros. 
 
 
 🏃🏻‍♀️Siga @ensinodequimica no Instagram para ver mais! 
 
 
➕ Livros sobre o tema:


 
 
🚚 Tenha Frete GRÁTIS, rápido e sem valor mínimo com Amazon Prime: https://amzn.to/36BV9NH
 

22 de novembro de 2015

Contém Química 2: pensar, fazer e aprender pelo método investigativo



Contém Química 2: pensar, fazer e aprender pelo método investigativo


Autores: Ana Cláudia Kasseboehmer, Dácio Rodney Hartwig, Luiz Henrique Ferreira 

Editora: Pedro & João Editores 

Informações: Ainda pesquisamos sobre o fogo no século XXI, pois sempre surgem novas perguntas para cada nova descoberta. Pesquisamos novos combustíveis - biocombustíveis, combustíveis para foguete e para a indústria, etc. - e o fazemos porque a curiosidade sobre a natureza é própria do ser humano. Também nos impulsionam nessa jornada as necessidades criadas pela vida moderna, de conforto, de manutenção de condições ambientais para todas as formas de vida e da nossa própria sobrevivência, como espécie que vence os desafios que lhe foram impostos pela natureza.
                É com os objetivos de manter nossas conquistas e de assegurar para as gerações seguintes a possibilidade de continuar a jornada humana que passamos adiante o conhecimento acumulado. É com este intuito que também sempre procuramos por melhores maneiras de ensinar. A metodologia investigativa, como apresentada nesta obra, é parte do processo que nos faz avançar na busca por melhores condições de aprendizagem para a geração que nos sucede: nossos próprios alunos!!!
                A sensação de aprender é uma das mais prazerosas que o ser humano pode experimentar. Infelizmente estes momentos são raros no ensino de disciplinas científicas e professores e alunos sabem muito bem disso. Por vezes a justificativa busca apoio no discurso de que ciências é mesmo difícil, ou que são os próprios estudantes que não têm interesse em aprender, ou ainda, que são fatores externos a nós, professores e alunos, que determinam a qualidade do ensino que praticamos. No entanto, devemos considerar a necessidade e urgência de nos questionarmos sobre nossas próprias práticas como professores. Se tivemos alguma dificuldade em aprender ciências e sobre ciências é muito provável que isto se deve a forma como estes conteúdos nos foram ensinados. Se, por outro lado, tivemos facilidade em aprender, certamente atribuímos muito disso a um ou mais professor ou professora que tivemos em nossa caminhada e que ousaram ensinar de uma forma diferente.
                O domínio da tecnologia do fogo e outras descobertas pré-históricas deram início a um processo que não termina para a ciência. E não é por acaso!

🏃🏻‍♀️Siga @ensinodequimica no Instagram para ver mais! 
 
 
➕ Livros sobre o tema:


 
 
 
🚚 Tenha Frete GRÁTIS, rápido e sem valor mínimo com Amazon Prime: https://amzn.to/36BV9NH
 

Veja também: